ENQUETE - REVITALIZAÇÃO E REURBANIZAÇÃO


REVITALIZAÇÃO E REURBANIZAÇÃO DA AV. XV DE NOVEMBRO

Na noite do dia 13 de agosto de 2021, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de São João, aconteceu a apresentação do projeto para Revitalização e Reurbanização da Avenida XV de Novembro, em toda sua extensão, iniciando na Rua Esperança até a Avenida Paraná.

Trata-se de recursos disponibilizados pelo Governo do Estado do Paraná, através do Chefe da Casa Civil Guto Silva e do Deputado Gugu Bueno, na ordem de aproximadamente R$ 5.400.000,00 (cinco milhões e quatrocentos mil reais).

Este projeto prevê a substituição das galerias de águas pluviais, a qual apresenta constantes esmagamentos da tubulação e afundamento da pista.

No trecho entre as Ruas São Miguel e Arnaldo Faivro Busato, a proposta prevê uma intervenção mais ampla, composto pelo alargamento dos passeios laterais, adequação das guias de concreto para atendimento às normas de acessibilidade e guarda-rodas nas esquinas, implantação de paisagismo, instalação de pórticos, bancos e lixeiras ao longo deste trecho.

Esta revitalização urbana, visa aumentar o poder de atratividade aos espaços comercias, melhorando e proporcionando acesso seguro à espaços públicos e serviços de qualidade a todas as pessoas, garantindo que possam se deslocar, circular, passear, descansar, sendo um local de encontro e interação social, contemplando as vitrines e o movimento em geral, desta forma, o desenho dos espaços físicos foram projetados de forma inclusiva, objetivando priorizar o deslocamento à pé pelas pessoas portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida e, ainda, aquelas que transitam com carrinho de bebê ou compras. É importante levar em consideração que todos nós, em algum momento de nossas vidas (quando criança, com criança de colo, quando idoso ou após sofrer alguma lesão ou doença) exigimos que os espaços públicos atendam a nossas necessidades específicas. Por isso, a adequação dos passeios, o paisagismo e a instalação de bancos foi planejada considerando a necessidade de cada pedestre, respeitando suas limitações e priorizando sempre os mais vulneráveis. A instalação de lixeiras também visa manter a cidade limpa, demonstrando a educação do povo sanjoanense.

A supressão de algumas vagas de estacionamento na Avenida XV de Novembro, será compensada pela valorização do pedestre, nos quesitos de segurança e acomodação, além do embelezamento urbano na região central da cidade.