Histórico do Município


            Em 1920, chegaram as primeiras famílias, Marcondes, Félix e Vieira dos Santos, oriundas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atraídas pela madeira em abundância e fertilidade do solo. Viviam da caça e da criação de suínos, trocados por ferramentas e mantimentos.

            No ano de 1925, os pioneiros deram inicio à construção da estrada até Chopinzinho e em 1936 foi erguida a primeira capela com missa realizada pelo Frei Timóteo de Palmas. O Santo Padroeiro da cidade é São João Batista.

            Com o crescimento do povoado passou a ser Distrito do Município de Mangueirinha em 1954. No ano seguinte com a emancipação política de Chopinzinho, passou a pertencer a este, como distrito. Em 25 de julho de 1960, pela lei nº- 4.245, alcançou a emancipação político-administrativa. De acordo com o Censo Populacional do IBGE, a população de São João possui 10.599 habitantes.

            Atualmente se destacam as Cooperativas de porte como a Cooperativa Agroindustrial COASUL e a SICREDI Iguaçu, com sedes no Município, e a implantação do Frigorífico de Aves da COASUL.

              As principais festas realizadas em São João:

- Festejos alusivos ao Padroeiro São João Batista em junho com a queima da grande Fogueira e a tradicional festa da Igreja Católica com uma grande churrascada no domingo.